VISÃO PROFÉTICA

Alcançar através do louvor e da adoração profética as nações, a fim de que o Nome do Senhor seja exaltado por meio de nós! Isso resume o objetivo geral desse ministério nascido no coração do Pai. É de grande satisfação adorar a Deus aqui, e por esse motivo, tomamos uma postura de adoradores que não dispõem de meros espetáculos, mas que deseja estabelecer no Reino Espiritual uma relação que proporcione Unção e Poder de Deus! Nesse blog vocês terão acesso à postagens críticas sobre temas sociais, políticos, religiosos, e culturais. Além disso, conhecerão também o dia a dia e a estrutura desse grupo ousado, que não teme o inimigo, pois está à Sombra do Altíssimo! Diga Aleluiaaa!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SAÚDE ESPIRITUAL E ALGUNS VÍRUS DA IGREJA CONTEMPORÂNEA

Olá pessoal!
Venho até vocês hoje pra falar de um assunto muito importante: Saúde Espiritual. Tê-la nesses dias maus é sem sombra de dúvida um privilégio. Mas não é por causa disso que pode ser difícil alcançá-la em sua plenitude. Há algum tempo venho sendo movido pelo Espírito de Deus para postar e divulgar sobre isso nas oportunidades de ministrações que tenho. Fiz uma relação de fatores que influenciam nossa saúde espiritual.
Para começar é imprecindível dizer que para ter essa saúde em alta é necessário comer o Pão da Vida diariamente, ou seja, não abrir mão de um valioso tempo de devocional com oração, adoração, e leitura da palavra. Além disso, devemos orar sempre para que o Senhor renove dentro de nós a motivação para amá-lo e honrá-lo em todos os nossos procedimentos. Percebo que atualmente muitas pessoas têm vivido como religiosos, ou seja, fazem suas "obrigações" da igreja, se acham justos por causa disso, mas andam desanimados e cheios de orgulho e ira. Esse é um quadro que revela falta de amor e motivação interior para a santidade por parte dessas pessoas.
Acredito que amar ao Senhor é um princípio básico para a salvação e para uma vida santa aqui nessa terra. Amar ao Senhor é estar disposto a gerar os frutos do Espírito Santo e gerá-los em abundância tanto pra si mesmo, como sobretudo para revelar aos outros. Afinal, somos como árvores plantadas junto ao ribeiro de águas que no tempo certo dão o seu fruto, e que não vivem de folhas murchas. Frutos do Espírito Santo: isso sim é uma evidência e uma prova de amor ao Senhor.
Outro fator que é um resultado de uma saúde espiritual em equilíbrio é um bom testemunho. Exemplo grita, palavras muitas vezes apenas sussuram. Ter um bom testemunho diante das pessoas e na ausência delas também nos protege e implica em crescimento espiritual para as nossas vidas. Contudo, temos que ter o cuidado de não nos vangloriarmos por causa do nosso testemunho ou por causa da quantidade de versículos que temos em mente. Se achar superior e mais santo e usado por Deus que as outras pessoas é agir como fariseu. Isso é ridículo, e gera uma irritação nas pessoas que assumem que são sujeitas às inclinações do pecado, mas que lutam para ser santos para o Senhor dia após dia.
É interessante pontuar que os fariseus são muito fingidos mesmo. Falam com uma voz mansa, e por vezes aumentam o tom para orar e ministrar com o intuito de mexer com a emoção do povo e dar a ideia de que são quebrantados e sensíveis ao mover de Deus. Você deve conhecer algum fariseu e sabe como eles agem. São fofoqueiros, frios, metidos, gostam de falar “EU” nas ministrações, gostam de falar de si da mehor forma possível, elogiam a si mesmo, e logo após isso dizem que eles são assim para a glória de Deus. Hipócritas! São loucos por plataformas, oportunidades, solicitações.
Contudo, além do cuidado que temos que ter com essas cobras criadas, temos que vigiar para não nos orgulharmos com o dom que o Senhor nos concedeu. Existem muitos cristãos que estão se promovendo à custa de um talento, dom ou habilidade. Creio que o segredo para o crescimento ministerial é andar de cabeça erguida, mas sempre sujeito à aprendizagens e críticas construtivas, jamais esquecendo de nos submeter a Deus e de servir a todos, porque foi pra isso que Jesus veio, para servir, e conosco não pode e nunca poderá ser diferente.
Outro ponto que tenho a ressaltar é quanto aos momentos de ministração do culto. Vejo que muitos ministros têm sido triunfalistas nas ministrações, ou seja, falam somente em glória, flores, vitória, honra, bênçãos, recompensa, promessa, provisão, riquezas, e outras coisas mais. Não sou contra os assuntos relacionados à prosperidade, mas o evangelho é REALIDADE e não COISA SURREAL. Eu fico irado com pregações que falam em glória, mas não dizem que para ser abençoado de acordo com a vontade de Deus é preciso ouvir e obedecer à sua palavra. É preciso ajustar esse discurso vão e sem base bíblica. Fico ainda mais irado com a atitude daqueles que ficam gritando e fazendo zuada quando esses discursos vãos estão sendo feitos. Esse apoio é um combustível para os fariseus. Estes amam essa resposta positiva e concordância divertida. Que vergonha!
Além disso, destaquei um outro ponto prejudica a nossa saúde espiritual: a apelação emotiva e o excesso de emoção que é derramado das pessoas nos cultos. Como seres humanos normais temos sentimentos e somos emotivos. É normal nos emocionarmos ao ouvirmos um louvor, um testemunho, ao lermos uma passagem bíblica...Enfim, é normal. O que não é normal é não ter domínio próprio sobre as nossas emoções, é não termos o saber de que O ESPÍRITO É SUJEITO AO PROFETA. Não é normal depois de algum tempo de cristão não diferenciarmos o agir de Deus em nós da emoção somente. Tem cristão que diz que não consegue se conter no momento do culto, que não sabe discernir um momento do outro, que diz que o Espírito Santo é ”mais forte que ele”. Ver estas pessoas em um culto ou em algum outro ajuntamento de louvor é lembrar até de um momento em que algum espírito incorpora em alguém, e que esse alguém não consegue se controlar. O Espírito Santo não nos envergonha. Ele não nos obriga a nada. Cristão que não tem domínio próprio em relação a esse assunto não está vivendo o melhor da presença e da atuação do Espírito Santo em sua vida.
Ademais, pontuei também que o evangelismo não está sendo feito como deveria. Os dias estão findando, e como igreja precisamos ter uma atuação maior. Evangelismo é saudável para nós, pois nos sentimos mais úteis ainda para Deus e para as outras pessoas. Isso é muito bom para nossa vida. Adoração também é importante. Vejo que a igreja de uma forma geral tem em sua maioria e em muitas oportunidades tributado uma adoração parca e mecânica, sem sentido. Palmas mortas, gritos vãos, repetições por obrigação, cantar sem saber o que está dizendo. Esses são alguns indícios que revelam uma adoração sem qualidade, e que não é a que o nosso Deus merece.
Identifiquei também um grande apego ao materialismo. Uma fascinação e um amor às riquezas, ao “ter isso e aquilo”, uma sangria desatada para possuir coisas e mais coisas. Vejo que a maioria, ou até mesmo arrisco dizer que todos os testemunhos falam de algum tipo de aquisição de bens que perecem, que a traça destrói, que a ferrugem corrói, que o ladrão rouba. Na verdade eu vi pouquíssimas vezes alguém testemunhar que a sua fé aumentou, que parou de falar mal dos outros, que gerou certo fruto do Espírito Santo. E quando isso ocorreu lembro que algumas pessoas julgaram de certa forma aquele que testemunhava a respeito dessas coisas que disse anteriormente, dizendo que tal pessoa não tinha o que dizer e queria aparecer de alguma maneira. Que triste situação!
Por último também vi outros dois fatores que não são evidências de uma plena saúde espiritual: a irreverência e o improviso. Sabe aquela inquietude das pessoas nos cultos, aquelas conversas, risos fora de hora, mexidas no celular, sonecas, idas e vindas, levanta e senta, sai e entra?! Pois é. Isso faz até os santos ficarem doentes se não tiverem muito domínio próprio. Ah! E sabe aquelas chegadas em cima da hora pra começar o culto por parte do grupo de louvor, aqueles atrasos da liderança que só chega quase ou na hora mesmo de pregar, aquela oração “pararapararaparara EM NOME DE JESUS! AMÉ---M!”?! Pois é! Esse é um improviso que atrai maldição, porque fazendo a obra de Deus assim nos tornamos malditos, pois estamos fazendo relaxadamente, e ainda nos enganamos achando que tudo acontece assim porque é da vontade de Deus as consequências que nos acometem por causa da NOSSA falta de espiritualidade, nos iludimos pensando que quando a “apresentação é boa porque o povo gritou, chorou e orou alto” mesmo com atrasos e indisciplina é porque Deus faz vista grossa pela sua misericórdia. Estamos errados e precisamos nos converter desses maus caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário