ABERTURA, LOUVOR, AVISOS, OFERTA, PALAVRA, APELO E BÊNÇÃO FINAL. Essas são as etapas do culto na maioria das igrejas, o que pode ocorrer são alterações na ordem dessas etapas. Enfim...não quero abordar aqui um estudo sobre cada etapa citada, ou admoestar a respeito de como elas estão sendo proferidas e executadas. Mas, o meu objetivo nessa postagem é falar sobre o culto racional, e como este se encontra defasado em sua essência e em várias ocasiões.
Vamos começar pelo critério do tempo de cada etapa. Sabe-se que o culto geralmente tem duas horas de duração, ou seja, o tempo deve ser bem distribuído em uma dada forma que possibilite o resultado esperado, ou seja, o povo deve sair satisfeito por toda a conjuntura do evento. Isso implica dizer que a abertura é concisa, o louvor tem seu tempo, os avisos e a oferta tem seus minutos, e a palavra sua hora. Não vou citar o apelo e a bênção final, porque dentro de um contexto onde a maioria é crente, para muitos o culto acaba quando o pregador diz: Vamos ficar de pé! E sendo assim, muitos, mais muitos mesmo já pensam e dizem: Tá pra acabar!
Nesse sentido, quero aqui esboçar um pouco sobre alguns problemas que resultam em uma anemia nas pessoas no processo de cultuar a Deus.
No primeiro momento, desejo citar sobre o aspecto tempo, que por sua vez, não é o culpado, mas sim o mal aplicado e regido por quem não quer cultuar ao Senhor. Quando as pessoas têm pressa em ver logo o culto encerrar, algo está errado. Todavia, não podemos esquecer que muitos sujeitos vêm à igreja detonados por diversos problemas, e por isso é necessário que aqueles que dirigem o culto, e sobretudo, aqueles que recepcionam as pessoas, estejam adornados de graça e ternura, e jamais de cara sisuda!Rsrsrsrsrs!
No segundo momento, vale destacar que deve haver uma conscientização a respeito da liberdade e da sensibilidade no prestar culto ao Senhor. Quando falo isto me refiro a determinados indivíduos que querem mostrar competência, e quebram bruscamente momentos de louvor e de pregação da palavra. Isso é ridículo, e eu me iro com essas coisas, ainda mais porque ministro louvor e já vivi momentos como estes. Contudo, é lógico que o culto tem hora pra começar e infelizmente pra terminar também, porém se essa conscientização começar a ser exercida, tenho convicção de que esses enfados serão atenuados ou até mesmo extinguidos do meio da igreja. Por experiência própria digo que por diversas vezes não me entreguei mais na adoração por causa dessa tensão de hora pra começar e hora pra terminar. Creio que você está entendendo a minha proposta, e alerta também.
No terceiro momento, coloco em evidência a extrema importância do culto como um evento de comunhão e adoração, pois o culto a Deus não é só por por duas horas, mas sim por toda vida, e ousadamente digo, por toda a eternidade, já que nos vamos para a glória, e lá não vai mais ter esses problemas de tempo. Por isso, eis a importância de nos corrigirmos enquanto há tempo, pois a hora vêm não somente para os adoradores que adoram ao Pai em espítito e em verdade, mas também para os adoradores que cultuam a Deus por todo tempo e momento, e jamais se prendem a um "clock" que pode afastá-los da salvação.
Portanto, creio que você não quer perder a salvação em detrimento desse "clock". Para que isso não aconteça, busque aplicar o dízimo do tempo que o Senhor te dá, para Ele mesmo, ou seja, para o nosso Aba Pai, e assim você vai estar treinando para o culto sem fim lá na glória! Ah, você não vai se cansar não, porque essa carne aí que você tem vai ser transformada pelo poder do nosso Deus!
DIGA ALELUIA!
Um Ministério de Excelência, que tem como objetivo alcançar as vidas perdidas por meio da música. Ver vidas restauradas, vidas mudadas, nações aos pés de Jesus, esse é o nosso foco. Nós somos apenas instrumentos, Jesus é o artista, e a tela é o nosso coração!
VISÃO PROFÉTICA
Alcançar através do louvor e da adoração profética as nações, a fim de que o Nome do Senhor seja exaltado por meio de nós! Isso resume o objetivo geral desse ministério nascido no coração do Pai. É de grande satisfação adorar a Deus aqui, e por esse motivo, tomamos uma postura de adoradores que não dispõem de meros espetáculos, mas que deseja estabelecer no Reino Espiritual uma relação que proporcione Unção e Poder de Deus! Nesse blog vocês terão acesso à postagens críticas sobre temas sociais, políticos, religiosos, e culturais. Além disso, conhecerão também o dia a dia e a estrutura desse grupo ousado, que não teme o inimigo, pois está à Sombra do Altíssimo! Diga Aleluiaaa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário